Designpédia https://designpedia.com.br/ Livraria digital de design e comunicação Mon, 12 Dec 2022 18:03:11 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 https://designpedia.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Ativo-21-100x100.png Designpédia https://designpedia.com.br/ 32 32 Como escolher fontes e tipografias para seu design https://designpedia.com.br/2022/12/11/como-escolher-fontes-e-tipografias-para-seu-design/ https://designpedia.com.br/2022/12/11/como-escolher-fontes-e-tipografias-para-seu-design/#comments Mon, 12 Dec 2022 01:08:01 +0000 https://designpedia.com.br/?p=674 Imagine o cenário: você precisa criar um material gráfico… uma apresentação, post, panfleto etc. Quais tipografias escolheria? Talvez iria selecioná-las aleatoriamente, o que cria um material muitas vezes inconsistente com o objetivo que tinha inicialmente. São as fontes utilizadas que vão dar vida ao material e isso significa dizer que elas dirão se o material […]

The post Como escolher fontes e tipografias para seu design appeared first on Designpédia.

]]>
Imagine o cenário: você precisa criar um material gráfico… uma apresentação, post, panfleto etc.

Quais tipografias escolheria? Talvez iria selecioná-las aleatoriamente, o que cria um material muitas vezes inconsistente com o objetivo que tinha inicialmente.

São as fontes utilizadas que vão dar vida ao material e isso significa dizer que elas dirão se o material parece harmônico ou não, sério ou extrovertido, calmo ou agitado…

Tipografias têm inúmeros sentidos atrelados a si mesmas. Sabendo quais são esses “sentimentos”, você passa a ser intencional nas suas escolhas e suas criações comunicam as mensagens coerentes a quem vê.

Ao usar fontes o problema mais frequente é o conflito criado por duas fontes similares… o que isso significa? Veja bem:

Se você colocar duas tipografias sem serifa juntas, por exemplo, a Raleway e a Roboto, elas provavelmente vão criar um conflito, um efeito estranho, pois tem o mesmo estilo de traço (sem serifa).

Elas não são iguais nem diferentes por serem duas fontes distintas mas do mesmo estilo. Há duas soluções: cuide para que todo o material esteja na mesma fonte, mudando apenas o seu peso. Ou use estilos realmente diferentes, por exemplo, tipo serifado com tipo sem serifa.

Crie com apenas uma tipografia

Colocar várias fontes pode ser uma tentativa de dar destaque às coisas, mas nem sempre dá certo, só cria uma bagunça visual mesmo.

Para manter uma boa aparência e legibilidade o ideal é que o material a ser criado seja harmônico. Existem milhares de formas de fazer isso.

Usar a mesma fonte em tudo é a forma mais simples de manter a consistência na hora da criação. Tudo ficará certamente equilibrado.

Mas tome cuidado, dependendo de como se usa esta técnica, a impressão do material pode ser monótona, às vezes entediante.

[imagem]

Caso a monotonia tome conta, aposte em aumentar tamanhos e pesos entre os títulos, textos e informações de maior e menor importância. É provável que o conteúdo passe a ser mais atraente.

Crie com duas ou mais fontes

Os leiautes de maior impacto quase sempre usam mais de uma fonte. Ficam realmente um charme, mas para isso é preciso saber definir as fontes certas!

Para combinar duas fontes, o ideal é usar dois estilos bem diferentes. Exemplos: manuscritas ou serifadas com sem serifa, slabs com divertidas e por aí vai.

É importante que o par de fontes não crie estranhamentos e aparentam ser interessantes de ver visualmente.Por tanto, na duvida, sempre aponte para os extremos entre os estilos!

Quais categorias existem

Tipografias estão por todo o lado e a cada dia temos novas opções de fontes para utilizar em qualquer projeto! Alguns podem dizer que existem as sem serifa e as serifadas, mas essa é uma maneira rasa de olhar para os tipos, levando em conta a infinidade de estilos que sequer podemos categorizar!

No meio de tanta bagunça tipográfica, a melhor forma de se encontrar e ser intencional é escolhendo tipos através de categorias. Essa é a melhor forma de começar a escolher tipografias.

Não é preciso inventar nada, essa categorização já existe. O único requisito é entender os fundamentos e “regrinhas” de cada uma.

principais categorias:

Existem fontes que não se encaixam em nenhuma categoria, mas a maioria cabe bem em alguma. Por isso, as categorias são mais como um norteador que um ditador dizendo o certo e o errado.

significados que cada tipografia tem

Tipografias tem significados. Seja qual for a fonte que você escolheu pra sua marca, ela certamente está dizendo alguma coisa subconsciente para quem a vê.

Seria legal se existisse a possibilidade de ter intencionalidade nesses significados/sentimentos e usar apenas aqueles que realmente queremos atrelar aos nossos projetos, não?

Isso é possível! Dando um passo além do que falamos sobre categorias de tipos, o próximo nível é entender que cada categoria tem seus sentimentos.

The post Como escolher fontes e tipografias para seu design appeared first on Designpédia.

]]>
https://designpedia.com.br/2022/12/11/como-escolher-fontes-e-tipografias-para-seu-design/feed/ 1
Olá, mundo! https://designpedia.com.br/2022/09/24/ola-mundo/ https://designpedia.com.br/2022/09/24/ola-mundo/#comments Sat, 24 Sep 2022 16:44:22 +0000 https://aligned-dares.000webhostapp.com/?p=1 Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

The post Olá, mundo! appeared first on Designpédia.

]]>
Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

The post Olá, mundo! appeared first on Designpédia.

]]>
https://designpedia.com.br/2022/09/24/ola-mundo/feed/ 1